O QUE É UMA IGREJA BATISTA REFORMADA (RESUMO)

Por Jonathas Diniz


O tema é extenso e foi tratado de forma mais elaborada aqui. Apresentamos abaixo um resumo que destaca as características essenciais de uma Igreja Batista Reformada, nas perspectivas: histórica, teológica, eclesiológica, litúrgica e ética.

Historicamente: Tem a sua origem no início do século XVII, com o movimento separatista na Inglaterra, liderado por protestantes insatisfeitos com as práticas da Igreja Anglicana e que buscavam uma fé biblicamente pura e livre da ingerência do Estado.

Teologicamente: É herdeira da tradição doutrinária da Reforma Protestante, de modo geral ("5 Solas"), e da Reforma Calvinista, de modo particular ("5 Pontos do Calvinismo"). Seu principal documento teológico-doutrinário é a Confissão de Fé Batista de Londres de 1689.

Eclesiologicamente: Defende que a igreja local é autônoma e independente na sua organização e administração, e que a membresia é composta de pessoas que professaram a fé e foram batizadas por imersão.

Liturgicamente: Adota o "princípio regulador do culto", ou seja, a maneira aceitável de se adorar o Deus verdadeiro é aquela instituída por Ele mesmo e revelada nas Sagradas Escrituras, para que o Senhor não seja adorado de acordo com as imaginações e invenções humanas, nem conforme os ditames da cultura.

Eticamente: Crê na validade total da Lei Moral de Deus (10 Mandamentos), como a vontade requerida por Ele a cada uma das pessoas que habitam a sua criação em todos os tempos; além disso, prega que os cristãos devem assumir um comprometimento existencial no mundo, buscando a transformação da cultura para a glória de Deus.

PARA CONHECER MELHOR O PROJETO DE PLANTAÇÃO DA IGREJA BATISTA REFORMADA DE ITAPERUNA CLIQUE AQUI. 

Comentários